Oferecido por
O deslocamento de uma frente fria em direção ao Sudeste vai ajudar a manter as instabilidades sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira, 5 de março, e deve aumentar o risco de temporais entre o Paraná e Santa Catarina.
Em boa parte do território paranaense, como na capital Curitiba, em Guarapuava, Foz do Iguaçu ou Ivaí, desde o período da manhã já deve haver muita nebulosidade e chance de chuva a qualquer hora. Serão temporais com alto volume acumulado, ventania e descargas elétricas. No litoral, na região de Paranaguá, por exemplo, o alerta é de PERIGO devido às rajadas de vento que podem ultrapassar a casa dos 85km/h.
No leste catarinense a previsão é de céu encoberto e fortes pancadas de chuva até à noite. Em função do deslocamento da frente fria, que é associada a um ciclone com atuação em alto mar, há risco de ressaca marítima em alguns pontos do litoral de SC.
Mapa de risco de temporais nesta terça-feira, 5 de março de 2024. Fonte: Climatempo.
A situação deve ficar mais tranquila em Santa Catarina na quarta-feira (6). Porém no Paraná, a condição de temporal aumenta sobre o norte do estado. A região de Londrina e Campo Mourão devem receber pancadas de chuva desde a manhã. E essa chuva ainda intercala aberturas de sol e períodos de melhoria. A tendência é que retorne com força e chance de alguns temporais localizados novamente durante à tarde e começo da noite. Curitiba e o litoral devem continuar com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora.
O excesso de chuva, ainda mais em solo já saturado, pode ocasionar transtornos como pontos de alagamentos e enchentes. Atenção aos municípios do litoral paranaense, principalmente.
Até a sexta-feira (8) o maior volume de chuva deve ficar no leste de SC e litoral do PR, como mostra o mapa de previsão de chuva acumulada abaixo.
Mapa de chuva acumulada entre os dias 4 e 8 de março de 2024. Fonte: Climatempo.
Enquanto isso, uma área de alta pressão inibe a formação de nuvens carregadas sobre a maior parte do Rio Grande do Sul, tanto na terça como na quarta-feira o predomínio é de sol e poucas nuvens no território gaúcho.
Diminuição das temperaturas
Em boa parte dos três estados as manhãs devem ser mais frias no decorrer dos próximos dias. O deslocamento da frente fria permite a entrada de ar frio que diminui as temperaturas. E a falta de incidência solar, na maior parte da região, não permite com que essas temperaturas se elevem até o meio da tarde. Por este motivo, as capitais Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis devem ter máximas girando em torno de 22ºC e 26ºC até a quarta-feira (6).
Veja também: Clima tem favorecido a ferrugem asiática nas lavouras de soja do RS
Imagem: GettyImages.